Regras de Submissão de Abstracts

Submissão de Abstracts 2022
O 17º Congresso da Sociedade Portuguesa de Medicina Desportiva (SPMD) vai decorrer nos dias 10, 11 e 12 de novembro de 2022, em Leiria, Portugal. Um dos objetivos do Congresso será apresentar trabalhos com a melhor investigação científica e casos clínicos, em todas as áreas da Medicina Desportiva.
Todas as submissões de abstracts serão realizadas por via eletrónica através do sistema de submissão de abstracts on-line do Congresso.

Para submeter o seu abstract clique aqui


Categorias
Ao submeter um abstract, os autores terão que selecionar uma categoria na qual se insira melhor o tema do abstract, dos seguintes:
1) Prevenção, traumatologia e reabilitação de lesões
2) Decisão médico-desportiva e clínica médica
3) Adaptação ao exercício e rendimento desportivo
4) Saúde e exercício


Datas importantes
Início da submissão de abstracts 8 de Agosto de 2022
Prazo final de submissão de abstracts 30 de Setembro de 2022, 23:59 (GMT)


Elegibilidade
Para submeter um abstract, pelo menos um dos autores tem que se inscrever no Congresso até 04 de Novembro de 2022. Se isso não se verificar, o abstract será retirado do programa científico.


Responsabilidades do Autor Principal
• O autor principal, por defeito, é o primeiro autor de cada abstract e será o autor que apresenta no Congresso e servirá como contacto principal para toda a correspondência relacionada com o abstract, a menos que especificado de outra forma.
• Se o primeiro autor não for o autor principal, o autor principal designado tem que ser um dos coautores do abstract submetido.
• O autor principal é responsável pelo seguinte:
o Certificar-se que todos os autores leram o abstract e concordaram em ser coautores;
o Notificar todos os coautores de qualquer informação que seja adicionada, apagada ou alterada no programa, tal como for comunicada pela SPMD.
• Cada autor poderá submeter, no máximo, 3 abstracts como primeiro autor, podendo ser coautor noutros abstracts.


Consentimento e declaração dos autores
• Cada autor do abstract consente e declara que:
o Leu todas as regras do regulamento de submissão e concorda com as mesmas;
o É responsável pelo cumprimento das regras de submissão do abstract;
o Abdica de qualquer queixa contra a SPMD ou revisor científico apontado pela SPMD que surja da avaliação do abstract submetido, incluindo mas não limitado, à avaliação por pares e a avaliação dos abstracts.


Regras Gerais
O abstract deve abordar questões do foro científico ou casos clínicos detalhados e bem fundamentados. Ensaios que se encontrem a decorrer não contêm dados, pelo que não serão considerados.
• Os autores cedem o copyright do abstract à SPMD com a submissão. Isto significa que um abstract idêntico não poderá ser re-publicado ou submetido a outra conferência.
• Todos os estudos e pesquisa referidos nos abstracts submetidos que envolvam sujeitos humanos ou animais devem estar em conformidade com os princípios éticos da experimentação animal e humana regulada pela Declaração de Helsínquia da Associação Médica Mundial.
• Não poderão ser realizadas revisões após o prazo final de submissão dos abstracts.
• A apresentação na conferência tem que refletir o abstract submetido. De facto, o título do abstract, a autoria e o conteúdo científico da apresentação terão que corresponder ao abstract submetido, ainda que atualizações nos resultados possam ser adicionadas.
• Os abstracts devem estar escritos de forma clara e concisa, em português ou inglês, para que os revisores se possam focar apenas no mérito científico da submissão.

Formato de Apresentação
Todas as submissões serão avaliadas pela Comissão Científica e a Comissão Científica selecionará e informará qual o formato de apresentação (Poster ou Comunicação Oral). Nestes casos, os autores principais serão contactados e os que aceitarem serão incluídos no programa final como Comunicação Oral Livre.
• A Comissão Científica poderá NÃO aceitar todos os abstracts para apresentação em poster.
• A Comissão Científica poderá pedir aos autores que façam algumas alterações de forma a aceitar o abstract.


Revisão de Abstracts e Processo de Seleção
• Após o prazo final de submissão, todos os abstracts completos e elegíveis serão disponibilizados aos revisores de abstracts do Congresso da SPMD para uma avaliação e classificação cega, e as decisões finais serão tomadas até ao dia 28 de Outubro de 2022.
• Os abstracts serão avaliados e classificados unicamente pelo seu mérito científico.
• Abstracts incompletos não serão revistos.
• O mesmo estudo não poderá ser submetido como abstracts diferentes. Abstracts que sejam apenas versões diferentes de um só estudo serão rejeitados.
• Abstracts serão revistos por pares de acordo com as categorias de submissão. Os autores devem indicar durante a submissão online qual a categoria em que deverão ser revistos (apenas uma). Use, por favor, a lista das categorias de submissão, que apresenta uma descrição detalhada de cada categoria, para o ajudar a selecionar a categoria mais apropriada para a submissão. Leia a descrição de todas as categorias e selecione a que mais se adequa à sua submissão. Todas as seleções de categoria serão finais. NÃO existirão re-classificações de abstracts após a data final de submissão. Abstracts submetidos na categoria errada serão classificados nessa categoria e não terão boa classificação.
• Todas os abstracts submetidos serão considerados para apresentação oral ou poster:
o Sessão de Comunicações Orais contará com apresentações orais formais, seguidas por uma breve discussão. Mais detalhes relativamente ao formato da apresentação serão fornecidos aos autores dos abstracts selecionados.
o Sessão de Apresentação de Posters permitem a observação do poster. Espera-se que os autores exponham e retirem os posters no tempo que será designado e que se encontrem junto dos mesmos para responder a questões durante a sessão de apresentação de posters. O tempo de permanência junto do poster, durante esta sessão, será monitorizado.

Notificação da Decisão da Comissão Científica
• A notificação relativa à decisão da Comissão Científica dos abstracts será enviada ao autor principal até ao dia 30 de outubro de 2022, por e-mail. Assim, é importante que o e-mail correto seja fornecido durante o processo de submissão on-line. Se o abstract for aceite, o e-mail irá referir o modo de apresentação para que foi selecionado: comunicação oral ou poster. Caso não tenha recebido uma notificação por e-mail até ao dia 30 de outubro de 2022, contacte-nos através de spmd.abstracts@gmail.com. As notificações dos abstracts rejeitados serão enviadas também neste momento.
• A decisão da Comissão Científica relativamente aos abstracts submetidos é final.

Cancelar a submissão
• Quando um abstract é aceite, um pedido de cancelamento da submissão deverá ser enviado por escrito até ao dia 5 de novembro de 2022 para spmd.abstracts@gmail.com caso o autor principal decida desistir da sua submissão por qualquer motivo. Os abstracts não serão retirados após esta data.
• A SPMD reserva-se no direito de retirar abstracts que violem os regulamentos e linhas de orientação da SPMD ou do Congresso da SPMD, como os que forma já apresentados, que se demonstraram ser cientificamente não fundamentadas, ou que apresentem dados incorretos, etc.

Publicação no Livro de Abstracts do Congresso da SPMD
Todos os abstracts aceites para apresentação (oral ou poster) no Congresso da SPMD serão publicados no Livro de Abstracts do Congresso da SPMD (formato digital). A SPMD reserva-se no direito de não publicar abstracts que se incluam nas categorias de submissão mas que promovam de forma inapropriada interesses comerciais, abstracts que sejam considerados não-éticos, mal escritos ou cientificamente fracos, ou abstracts que se considerem desadequados por outros motivos determinados pela Comissão Científica.


Política de Submissão de Abstracts
Política de Declaração de Conflito de Interesses
o A SPMD compromete-se a assegurar a integridade científica e educativa do programa. Deste modo, a SPMD requer que sejam declarados todos e quaisquer apoios financeiros ou outros interesses que possam ser interpretados e resultar em conflitos de interesse reais, potenciais ou aparentes.
o Esta medida não tem a intenção de prevenir que sejam apresentados trabalhos; serve meramente para identificar de forma inequívoca os potenciais conflitos para que a audiência possa formar os seus próprios julgamentos sobre uma apresentação com todos os conhecimentos dos factos.
Responsabilidade do Autor relativamente à Declaração de Conflitos de Interesse
o O autor principal é responsável pela obtenção da informação da declaração de conflitos de interesse de todos os coautores.
o Todos os autores e coautores devem declarar toda a informação relevante relativa a circunstâncias pessoais ou profissionais e relações que possam de alguma forma afetar a perspetiva do autor na apresentação em causa.
o Estas incluem relações com companhias farmacêuticas, fabricantes de dispositivos biomédicos, ou outras empresas cujos produtos ou serviços se relacionem com o tema da apresentação. Se não existir nenhuma relação relevante, este facto deverá ser também declarado.


O que declarar?
Os autores devem declarar qual a relação e o nome da empresa/instituto das áreas seguintes com as quais têm uma relação. Terão a opção de anunciar no processo de submissão online que não existe informação a declarar relativa ao abstract. A informação pertinente que deve ser declarada pode incluir, mas não é limitada, às seguintes áreas:

o Empregabilidade
o Consultoria
o Interesse de posse em empresas
o Financiamentos para pesquisa
o Honorários recebidos de forma direta por uma entidade
o Patentes e direitos
o Testemunhos de expert pagos
o Filiação ou outras relações de membros de direções, ou comissões consultivas
o Outras relações sujeitas a financiamento

Como submeter um Abstract
A plataforma online de submissão dos abstracts estará aberta desde o dia 8 de agosto até 31 de setembro de 2022.
Todos os abstracts deverão ser submetidos até ao dia 31 de setembro de 2022, às 23:59, GMT. As submissões que se encontrarem incompletas no prazo final da submissão serão rejeitadas.
• Os abstracts devem ser submetidos através da plataforma online para o efeito. E-mails e ficheiros de software de edição de texto submetidos não serão aceites.
• Caso pretenda editar o seu abstract já submetido, poderá fazê-lo antes da data final de submissão (31 de setembro de 2022, 23:59 GMT), ao re-submeter um novo abstract. CERTIFIQUE-SE QUE ENVIA UM E-MAIL A REQUISITAR O CANCELAMENTO DOS ABSTRACTS ANTERIORES, para spmd.abstracts@gmail.com
• Qualquer questão técnica relativa ao processo de submissão de abstracts deverá ser reportada para spmd.abstracts@gmail.com.

Preparar um Abstract para submissão
Informação para contacto
• Deve indicar o seu Nome, Grau Académico, Instituição, Morada, Telefone/Telemóvel e E-mail. Como autor principal, receberá toda a correspondência da SMPD relativa à submissão.
• O autor principal será o primeiro autor e apresentador da comunicação, a menos que especificado de outra forma durante o processo de submissão.
Co-Autores
• Deve indicar os nomes dos coautores e as respetivas instituições. Por favor, verifique os nomes dos coautores antes da submissão.
Título do Abstract
o O título do abstract deve ser breve e indicar de forma clara a natureza do abstract.
Uso de nomes de produtos
o Devem ser usados nomes não-comerciais (genéricos/científicos) e com letras minúsculas.
o Se necessário, poderá incluir um nome comercial entre parêntesis após a referência do nome genérico, após a primeira menção do produto no corpo do abstract. A primeira letra de um nome comercial de um fármaco deve estar em maiúsculas. A SPMD reserva-se ao direito de substituir nomes comerciais por nomes genéricos de forma a garantir a adesão a esta regra.
Abreviaturas
o As abreviaturas devem ser colocadas entre parêntesis imediatamente após a primeira menção de um termo ou frase, podendo depois ser usada em todo o texto do abstract.

Corpo do abstract, tabelas e figuras
o Os abstracts submetidos para o Congresso da SPMD serão publicados no Livro de Abstracts do Congresso da SPMD. Todos os abstracts submetidos terão a mesma formatação para a sua publicação, sem que se efetuem alterações no conteúdo. A verificação de todo o texto é da responsabilidade do autor. Isto inclui a lista de autores.
o Todo o corpo do abstract e legendas de figuras, excluindo as tabelas, não deverão exceder 5000 caracteres. Os espaços não serão contabilizados para este número. O título, os nomes dos autores, filiações, figuras e tabelas não serão incluídos na contagem de caracteres.
o O abstract poderá ser estruturado (p. ex. dividido em secções como Introdução, Métodos, Resultados, Discussão, Conclusão, etc.) ou não estruturado.
o Não deve utilizar formatação do texto em negrito ou sublinhado. Texto em itálico é aceitável.
o O texto pode-se encontrar em vários parágrafos.
o Símbolos gregos ou matemáticos especiais poderão ser disponibilizados caso o autor o peça. Para tal, deverá contactar o e-mail spmd.abstracts@gmail.com. Tenha atenção a todos os caracteres especiais utilizados ao carregar o texto do abstract para a plataforma online.
o Utilize algarismos para indicar números, exceto no início das frases.
o Todas as tabelas e figuras que queira incluir devem ser submetidas como ficheiros de imagem isolados. Os formatos aceites incluem JPEG, TIFF, PNG e PDF. Não copie uma tabela diretamente para o texto do abstract.
o Todas as referências devem ser colocadas como citações no próprio texto e não como notas de rodapé no fim do abstract, como “(1)”.

Seleção da Categoria de Revisão de Abstracts
o Escolha uma das categorias de revisão dos abstracts, de acordo com a descrição de cada uma, para obter a melhor classificação no abstract.
o Certifique-se que escolhe a categoria que melhor descreve o seu abstract. O seu abstract será revisto na categoria que selecionar. Não poderá reclassificar o seu abstract após a sua submissão.

Atribuição de Prémios
A SPMD irá atribuir um prémio para os melhores abstracts. Todos os trabalhos selecionados para Comunicação Oral serão considerados para o Prémio de Melhor Comunicação Oral. Todos os posters serão considerados para o Prémio de Melhor Apresentação de Poster.
Os vencedores deverão estar presentes na Cerimónia de atribuição de Prémios durante o Congresso da SPMD de forma a receber o prémio.
A melhor Comunicação Oral e a Melhor Apresentação de Poster receberão uma inscrição gratuita para o próximo Congresso Nacional da SPMD.

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