18º Curso de Pós-graduação em Medicina Desportiva da SPMD - 2021-2022

18º Curso de Pós-graduação em Medicina Desportiva da SPMD - 2021-2022

A Sociedade Portuguesa Medicina Desportiva é uma Sociedade Científica vocacionada para a divulgação do conhecimento em Medicina do Exercício e do Desporto, e com este objectivo, tem realizado regularmente Cursos de Pós-graduação (PG) dirigidos a médicos. Após 14 edições deste curso, com ensino presencial, foi realizado, no ano lectivo 2018/2019 a primeira edição em formato e-learning. No ano lectivo 2019/2020 organizámos a 16º edição do Curso de Pós-graduação, em 2020-2021 a 17ª edição e em 2021-2022 teremos o 18º Curso de Pós-graduação em Medicina Desportiva da SPMD.

A decisão da SPMD de enveredar por esta nova metodologia de ensino à distância no formato e-learning foi uma aposta ganha. Alargou-se assim a possibilidade de fazer chegar a formação pós-graduada aos médicos de todo o país ou que residam fora de Portugal, mantendo a qualidade e permitindo acrescentar conteúdos que consideramos relevantes para a formação em Medicina Desportiva. Demonstrou ainda ser uma ferramenta sólida e capaz de permitir a manutenção da actividade lectiva durante o período recente de distânciamento social que atravessamos.

As candidaturas ao 18º Curso de Medicina Desportiva decorrerão de 1 de Junho de 2021 a 30 de Setembro de 2021. Este curso terá o mesmo formato das 3 edições anteriores, e-learning, e terá início no dia 22 de Outubro de 2021 e terminará no dia 2 de Julho de 2022, com aulas ao sábado das 9h às 13h e das 14h às 18h. 

Programa Geral

  • BIOENERGÉTICA
  • FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO
  • CARDIOLOGIA DESPORTIVA
  • PNEUMOLOGIA E IMUNOALERGOLOGIA
  • CLINICA MEDICA NO EXERCÍCIO E DESPORTO
  • ANATOMIA FUNCIONAL
  • TRAUMATOLOGIA
  • REABILITAÇÃO DESPORTIVA
  • PREVENÇÃO DE LESÕES
  • NUTRIÇÃO
  • PSICOLOGIA DESPORTIVA
  • EXAME MEDICO DESPORTIVO
  • FARMACOLOGIA E DOPING
  • EXERCÍCIO EM CONDIÇÕES EXTREMAS
  • PRESCRIÇÃO DE EXERCÍCIO
  • TEMAS E DEBATES

Objectivos

Transmitir conhecimentos nas várias vertentes da Medicina Desportiva de modo a permitir que os futuros médicos pós-graduados tenham a capacidade de exercer a sua actividade no âmbito desta área médica com ética e segurança, no diagnóstico e na decisão médico-desportiva.

Pretende-se que o ensino desta especialidade, pelas suas particularidades, inclua a transmissão de conhecimentos práticos, indispensável para a consolidação desses conhecimentos, que é assegurada por médicos com idoneidade e experiência clinica.

Métodos

Para que o conhecimento seja transmitido dum modo mais eficaz e interessante, mercê da experiência dos Cursos anteriores, repartimos as matérias de cada disciplina numa primeira parte de introdução teórica essencial, seguida de discussão dos temas mais relevantes, previamente seleccionados pelo docente de cada disciplina e ilustrados sempre que possível com casos clínicos.

As matérias estruturais do Curso, nomeadamente a Clínica Médica, a Cardiologia Desportiva, a Ortotraumatologia e Reabilitação, a Dopagem e a Avaliação do Atleta no treino de rendimento que exigem solidez de conhecimento na prática clínica, são coordenadas por especialistas que desempenham funções diárias nestas áreas médicas.

Estrutura do Curso

Direcção do Curso: Profª Doutora Maria João Cascais e Prof. Doutor Ovídio Costa

Comissão Científica: Prof. Doutor João Paulo Pereira de Almeida e Prof. Doutor Manuel Gutierres

Comissão Organizadora: Dr. Marcos Miranda, Dr.ª Maria Angélica Santos

NORMAS DO ALUNO
1 - Os contactos com a Direcção e Secretariado do Curso serão feitos preferencialmente através de correio electrónico (e-mail) e apenas para o endereço 18cursospmd@gmail.com.
 
2 - Os assuntos relativos a questões técnicas/informáticas devem ser tratados com o apoio técnico (Miguel Alves) via miguelomalves@gmail.com
 
3 - O pagamento das propinas (400 euros cada) deve ser feito nos prazos já referidos no texto de apresentação do Curso:
1ª Prestação - já paga no acto da matrícula (900€)
2ª Prestação - até  30 de Novembro de 2021
3ª Prestação - até  31 de Janeiro de 2022
4ª Prestação - até  30 de Abril de 2022
5ª Prestação - até  30 de Junho de 2022 
para o IBAN PT50 0033 0000 0015 2921 4710 5 / conta nº 00152921471 do Millenium BCP, e o respectivo comprovativo deve ser enviado para o e-mail do Curso.
O comprovativo deve ser enviado a partir do e-mail que o aluno usou na inscrição e deve ter a menção PROPINA X (substituir o X pelo número da propina correspondente). No caso de o titular da conta de origem do pagamento não ser o aluno, não deve ser enviado comprovativo directamente com origem no banco, pois nem sempre é possível identificar a proveniência ou a quem se refere o pagamento. Deverá, neste caso, indicar expressamente o nome do aluno a que se refere este pagamento por  transferência bancária
O comprovativo deve ser enviado até ao limite de 15 (quinze) dias após o último dia do prazo de pagamento sob pena de o aluno ser excluído do acesso às aulas e avaliações. O recibo será disponibilizado em formato digital após os prazos definidos.
 
4 - Regime de faltas, e resumo das aulas
É permitida a visualização de aulas em diferido até ao máximo de 20% da carga horária total, sendo que, neste caso, a justificação da ausência na aula em direto  deverá também incluir um resumo da aula 
O resumo terá de ser impreterivelmente enviado até ao fim do dia da 6ª feira seguinte à emissão da (s) aula (s). No caso de surgirem dificuldades técnicas imprevistas na disponibilização da aula, o prazo será prorrogado e os alunos avisados.
O Curso assenta num modelo de ensino à distância, com possibilidade de assistência às aulas em diferido, pelo que se admite que até 5% das horas (cerca de 10h) assistidas nesta modalidade, não seja obrigatória a entrega de resumo.
 
O resumo não deverá ultrapassar 2 páginas A4, 1,5 espaço por linha e tamanho de letra 10 Times New Roman ou equivalente e onde deve constar uma breve exposição do conteúdo da aula, conclusões e eventuais comentários pessoais que entendam por convenientes.
O aluno deverá estar sempre disponível para colaborar na aula. Poderão ser ainda efectuados questionários em directo durante as aulas em que a não resposta equivale a ausência da aula. 
A organização do Curso tem capacidade técnica para monitorizar a actividade dos alunos durante a emissão das aulas. Uma ausência ou inactividade superior a 2 períodos de 5 minutos por cada hora de aula poderá equivaler a falta e à necessidade de elaborar o respectivo resumo.
 
As inscrições serão feitas através de preenchimento de formulário online aqui
keyboard_arrow_left Voltar