15º Curso de Pós-Graduação em Medicina Desportiva

Junho 2018

15º Curso de Pós-graduação em Medicina Desportiva da SPMD - 2018-2019

Inscreva-se Aqui

 

Introdução

A Sociedade Portuguesa Medicina Desportiva é uma Sociedade Científica vocacionada para a divulgação do conhecimento em medicina do exercício e desporto através da organização de jornadas, simpósios e congressos.
Na vertente da formação, tem realizado regularmente Cursos de Pós Graduação (PG) para médicos e publica um Boletim, órgão oficial da SPMD, que inclui temas de revisão e casos clínicos que são elaborados por médicos Especialistas e Pós-graduados em Medicina Desportiva.
Foram realizados pela SPMD, sob a direcção do Dr. Fonseca Esteves e Dr. Marcos Miranda, 14 Cursos de Pós Graduação, tendo a SPMD contribuído desde o 1º Curso realizado em 2000, para que cerca de 350 médicos obtivessem formação Pós-Graduada em Medicina Desportiva.
Os Cursos de PG da SPMD, até aqui com uma carga horária média de 140 horas de presença física e a duração de 1 ano, têm obtido sucesso, fruto do interesse manifestado pelos alunos e pela orientação dada por Especialistas em Medicina Desportiva com vasta experiência clínica.
É gratificante constatarmos que grande parte dos médicos pós graduados pela SPMD desempenha actualmente funções nas principais Federações Desportivas, Associações, Clubes e Centros de Saúde, onde têm desenvolvido trabalho de mérito, reconhecido pelos desportistas e pela população em geral.
A SPMD, no entanto, reconhece que a presença física constitui uma limitação para os colegas que residem a maior distância do local das aulas e decidiu enveredar por uma nova metodologia de ensino a distância no formato b-learning. Alarga-se assim a possibilidade de fazer chegar a formação pós-graduada aos médicos de todo o país ou que residam fora de Portugal, mantendo a qualidade e permitindo acrescentar conteúdos que consideramos relevantes para a formação em Medicina Desportiva.

Destinatários
Licenciados em Medicina / Mestrado Integrado em Medicina

Programa Geral

  • BIOENERGÉTICA
  • FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO
  • CARDIOLOGIA DESPORTIVA
  • PNEUMOLOGIA E IMUNOALERGOLOGIA
  • CLINICA MEDICA NO EXERCÍCIO E DESPORTO
  • ANATOMIA FUNCIONAL
  • TRAUMATOLOGIA & REABILITAÇÃO DESPORTIVA
  • PREVENÇÃO DE LESÕES
  • NUTRIÇÃO
  • PSICOLOGIA DESPORTIVA
  • EXAME MEDICO DESPORTIVO
  • FARMACOLOGIA E DOPING
  • POPULAÇÕES ESPECIAIS
  • AVALIAÇÃO E CONTROLE DE TREINO
  • PRESCRIÇÃO DE EXERCÍCIO
  • URGENCIAS EM MEDICINA DESPORTIVA
  • TEMAS E DEBATES

Objectivos

Transmitir conhecimentos nas várias vertentes da Medicina Desportiva de modo a permitir que os futuros médicos pós-graduados tenham a capacidade de exercer a sua actividade no âmbito desta área médica com ética e segurança, no diagnóstico e na decisão médico-desportiva.

Pretende-se que o ensino desta especialidade, pelas suas particularidades, inclua a transmissão de conhecimentos práticos, indispensável para a consolidação desses conhecimentos, que é assegurada por médicos com idoneidade e experiência clinica.

Métodos

Para que o conhecimento seja transmitido dum modo mais eficaz e interessante, mercê da experiência dos Cursos anteriores, repartimos as matérias de cada disciplina numa primeira parte de introdução teórica essencial, seguida de discussão dos temas mais relevantes, previamente seleccionados pelo docente de cada disciplina e ilustrados sempre que possível com casos clínicos.

As matérias estruturais do Curso, nomeadamente a Clínica Médica, a Cardiologia Desportiva, a Ortotraumatologia e Reabilitação, a Dopagem e a Avaliação do Atleta no treino de rendimento que exigem solidez de conhecimento na prática clínica, são coordenadas por especialistas em Medicina Desportiva que desempenham funções diárias nestas áreas médicas.

Estrutura do Curso

Direcção do Curso: Profª Doutora Maria João Cascais

Comissão Científica: Prof. Doutor João Paulo Pereira de Almeida, Dr. Joaquim Fonseca Esteves, Prof. Doutor Ovídio Costa
Comissão Organizadora: Dr. Marcos Miranda, Drª Maria Angélica Santos

O corpo docente é composto por docentes Especialistas em Medicina Desportiva e docentes familiarizados com a especificidade das matérias do Curso, colaboradores convidados da Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa, Faculdades de Medicina de Lisboa, Porto e Coimbra, da Faculdade de Motricidade Humana, FDEUP, Centro de Medicina Desportiva de Lisboa e outros Hospitais, que complementam matérias que integram as disciplinas do Curso.
 

-Nº de horas presenciais: 224 horas
-Duração do Curso: 27 de Outubro de 2018 a 13 de Julho de 2019
-Dia da semana: sábado
-Horas semanais: 8 horas ( 9h às 13h e 14h às 18h); excepcionalmente, poderão ser agendadas aulas em horários diversos.

Os alunos têm a possibilidade de utilizar dois regimes de frequência: (1) o regime Presencial e (2) o regime à Distância. Ambos os regimes possibilitam aos alunos o acesso às aulas através da combinação de 3 vias:

(a) Presença em sala de aula, na sede da SPMD em Lisboa, mediante inscrição prévia, limitada a 20 alunos por aula/ E/OU

(b) Videoconferência (regime geral)

(c) Gravação da aula e visualização em diferido (quando não é possível ao aluno assistir presencialmente ou por videoconferência em directo); apenas disponível nas 72h seguintes à aula realizada em directo por videoconferência e implica a elaboração e envio de um resumo da aula.

keyboard_arrow_left Voltar